Bruno Martins Augusto Gomes

Analisar como a legislação dos conselhos municipais de turismo influencia as inovações democráticas, a partir de um estudo de municípios mineiros.

Coordenado pelos professores Huáscar Pessali e Bruno Gomes, ambos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFPR, o projeto acompanha o funcionamento dos conselhos de políticas públicas em suas várias áreas, incluindo turismo. Além de pesquisas, o grupo promove atividades e discussões abertas sobre o tema. Saiba mais…

Elizabete Sayuri Kushano

Visa o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Região Litorânea do Estado, tendo como ênfase inicial a conservação da biodiversidade em harmonia com o desenvolvimento sustentável, o turismo e logística portuária. Inicia-se com o apoio ao Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI-Litoral). Saiba mais…

Isabel Jurema Grimm

Coordenado pela Profa. Isabel, o Projeto de pesquisa, vinculado a Chamada Pública 09/2021 da Fundação Araucária, foi objeto de acordo de cooperação técnica entre Fundação Araucária e Capes, que institui o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados. O projeto tem por objetivo Avançar no conhecimento da governança corporativa, mapeando experiências ecossocioeconômicas inovadoras que contribuam para a sustentabilidade das organizações.

Coordenado pela professora Ariadne Farias, o projeto interdisciplinar tem por objetivo desenvolver pesquisa no âmbito da governança e sustentabilidade e da cooperação técnica entre instituições públicas e privadas, com o propósito de identificar os processos responsáveis pela produção dos riscos e das vulnerabilidades socioambientais no estado do Paraná.

Coordenado pela professora Isabel, o projeto nasceu no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV e tem como objetivo avançar no conhecimento dos problemas urbanos, mapeando experiências inovadoras e sustentáveis que contribuam para a o bem-estar da sociedade, integradas à natureza e resilientes às crises socioambientais.

Laura Alice Rinaldi Camargo

O projeto possui como objetivo reconhecer e analisar como se processa a gestão das experiências do Lazer no cenário público brasileiro, destacando as ações da gestão pública nas áreas do turismo, cultura, educação física e entretenimento.

Leticia Bartoszeck Nitsche

Coordenado pela profa. Leticia Bartoszeck Nitsche, o projeto analisa o uso turístico do patrimônio cultural como mais uma medida que contribua para o seu reconhecimento e conservação. A investigação contempla a interpretação do patrimônio cultural em Curitiba e arredores com a possibilidade de abordar bens materiais e imateriais em seus variados âmbitos. O projeto está sediado no NEPATUR – Núcleo de estudos em patrimônio e turismo da UFPR.

Luciane de Fátima Neri

Tem por objetivo promover ações solidárias que visem atender necessidades específicas de comunidades ou grupos de pessoas, através da arrecadação de alimentos, roupas, material escolar, de higiene e limpeza, bem como proporcionar a pessoas com deficiência e alunos estrangeiros a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos da cidade.

Tem o objetivo de aproximar o curso de turismo da UFPR com a comunidade externa, por meio dos projetos Turismo Solidário, Univertur, Interação com o mercado de turismo.

Luciane Scheuer

Desenvolver com base na realização de estudos científicos e na aplicação de projetos de extensão complementares a formação discente, pesquisas que integrem o turismo e a gestão, buscando trazer dados que auxiliem nas estratégias de crescimento sustentável da atividade turística no litoral do Paraná. Projeto de pesquisa vinculado a Unespar – Campus Paranaguá.

Margarete Araújo Teles

Tem como objetivo aproximar o Curso de Turismo da UFPR das escolas públicas e privadas e comunidades do município de Curitiba e Região Metropolitana por meio de uma construção compartilhada do conhecimento em Turismo.

UFPR/PROEC
Coordenadora: Margarete Araujo Teles.
Vice-coordenadora: Leticia Bartoszeck Nitsche.
Alunos bolsistas: Jucilene Claudiane Policarpo da Silva e Mirani Fossá Rodrigues.

Tem como objetivo revisar as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, visando implementar, a partir da gestão compartilhada, produtos e serviços turísticos competitivos, que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo com identidade dos territórios e integração regional em rede. Dessa forma, espera-se promover o avanço e a transformação efetiva da regionalização numa política pública de sucesso com foco na inclusão, na disseminação do conhecimento, na competitividade, nas iniciativas produtivas e na descentralização efetiva da gestão do turismo orientada pela dinamicidade do setor e visão inovadora.

Convênio: MTUR/UFPR
Coordenadora: Margarete Araújo Teles
Equipe: Luciane de Fátima Neri
Aluna bolsista: Victoria Lacerda

(Concluída em 2021)
Tem como objeto a proposição de referenciais metodológicos para a implantação do Plano Nacional de Qualificação em Turismo (MTur,2018) na base territorial -local e regional-, capacitando técnicos e gestores do processo de planejamento territorial garantindo os princípios, premissas e proposições expressos na Politica nacional de Qualificação em Turismo (PNQT) sejam concretizados. A PNQT propõe a construção de Planos Territoriais, os quais são compostos de Programas e Projetos e Ações de Qualificação, que sejam capazes de articular a Politica de Educação Profissional a partir das relações sociais de produção, da memória do território e das possibilidades de governança locais que identificam cada região. As metodologias construídas de forma participativa tem como objetivo processual a elevação da escolaridade dos trabalhadores, a inclusão social, a redução da pobreza, combate a discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações envolvidas, o aumento da probabilidade de permanência no mercado de trabalho a elevação da produtividade, melhoria dos serviços prestados e aumento da competitividade do turismo nacional.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (10).
Coordenador Nacional: Neio Lucio Campos.
Integrantes: Marutschka Martini Moesch.
Coordenação Regional Sul Paraná: Silvana do Rocio de Souza.
Integrantes: Bruno Augusto Gomes / Juliana Ferreira da Silva.
Financiador(es): Ministério do Turismo – Bolsa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1).

Silvana do Rocio de Souza

Tem por objetivo realizar diagnóstico e disseminar o conhecimento sobre as inovações democráticas relacionadas a e-democracia nos conselhos de turismo de Curitiba, Paranaguá e Foz do Iguaçu.
Pesquisadores: Juliana Silva; Bruno Gomes; Huascar Pessali, Silvana Souza; Exzolvildres Neto; Luciane Scheuer.

OBJETIVOS
1. Realizar levantamento bibliográfico exploratório sobre os temas memória e patrimônio;
2. Levantar a produção científica nos temas memória e patrimônio;
3. Identificar as ações relacionadas ao resgate histórico das memórias, turismo e patrimônio;
4. Analisar o processo de construção dos elementos constituidores de memória e sua relação com o turismo e patrimônio.

ETAPAS
1. Pesquisa bibliográfica exploratória das categorias de análise envolvidas na proposta do projeto, memória, turismo e patrimônio;
2. Pesquisa exploratória da produção científica em base de dados;
3. Mapeamento das associações, casas de cultura e de outras entidades ou organizações de resgate de cultura ou de fomento a manutenção de aspectos relacionados a tradições culturais;
4. Proposições alternativas para o resgate da história e memória a partir dos Lugares de Memórias.

Pesquisadores: Silvana Souza; Schirlei Mari Freder; Lana Magaly Pires.

(Concluida em 2021)
Descrição: Descrição: A pesquisa tem como objeto a proposição de referenciais metodológicos para a implantação do Plano Nacional de Qualificação em Turismo (MTur,2018) na base territorial -local e regional-, capacitando técnicos e gestores do processo de planejamento territorial garantindo os princípios, premissas e proposições expressos na Politica nacional de Qualificação em Turismo (PNQT) sejam concretizados..A PNQT propõe a construção de Planos Territoriais, os quais são compostos de Programas e Projetos e Ações de Qualificação, que sejam capazes de articular a Politica de Educação Profissional a partir das relações sociais de produção, da memória do território e das possibilidades de governança locais que identificam cada região. As metodologias construídas de forma participativa tem como objetivo processual a elevação da escolaridade dos trabalhadores, a inclusão social, a redução da pobreza, combate a discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações envolvidas, o aumento da probabilidade de permanência no mercado de trabalho a elevação da produtividade, melhoria dos serviços prestados e aumento da competitividade do turismo nacional.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (10).
Coordenador Nacional / Neio Lucio Campos –
Integrantes: Marutschka Martini Moesch.
Coordenação Regional Sul Paraná / Silvana do Rocio de Souza.
Integrantes/ Bruno Augusto Gomes / Juliana Ferreira da Silva.
Financiador(es): Ministério do Turismo – Bolsa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1).